Mais de 600 mil automóveis “chumbados” na inspeção em 2017

Até ao final do ano passado, passaram pelo crivo da Inspeção Periódica Obrigatória mais de 5,8 milhões de automóveis. De entre estes, mais de 600 mil não passaram no “exame”, obrigando a que fossem levadas a cabo reparações e posterior reinspeção para poderem circular dentro da legalidade.
Estes números traduzem uma taxa de reprovação de 10,58% sobre o total de viaturas inspecionadas. De acordo com o Relatório Anual de Inspeções Técnicas a Veículos Rodoviários, emitido pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, desde 2012 que se mantém uma tendência de descida do número de viaturas reprovadas, dos 13,34% registados nesse ano para os 10,58% de 2017. Tal como aconteceu nos anos anteriores, as luzes e o equipamento elétrico, quadro, direção, suspensão e pneus foram as principais causas de reprovação dos ligeiros.
Para Paulo Areal, presidente da ANCIA, associação que representa os centros de inspeção automóvel, “as inspeções são garantia de uma circulação segura, na medida em que reduzem os veículos com deficiências mecânicas, passíveis de se tornarem um perigo para todos os utentes das estradas”. O líder da maior associação do setor refere ainda a necessidade de “promover a realização das inspeções a todos os veículos a motor, em particular, os de duas e três rodas, assim como aos tratores agrícolas e máquinas industriais, como medida de prevenção de acidentes rodoviários”.
Fonte: Jornaleconómico
Mais de 600 mil automóveis “chumbados” na inspeção em 2017
Reviewed by Admin
on
3/08/2018
Rating:

Sem comentários: